📮Reflexão da semana #6| “Hoje em Dia ninguém faz um favor “por favor”!”

Hoje a semana e a segunda começam com uma reflexão sobre a qual me vi a pensar à uns dias… e que se baseia numa frase que ouvi, e que me lembrou de uma situação que vivi enquanto trabalhava num Hipermercado.

A situação passo a explicar: Estava eu como profissional empenhada que tento ser, a limpar o meu tapete de compras. Visto aquilo estar meio parado e eu ter o tapete cheio de açúcar, eis que a colega da frente (nova no serviço, por sinal) me diz : “Porque é que estás a limpar isso?”. Ao qual eu fico sem resposta, uma vez que para mim era óbvio! E ela continua: “…fogo desculpa lá, não sei porque é que te estás a preocupar com isso, isso não é teu e não te pagam para isso!!! “

De encontro a esta observação, vem a frase “hoje em dia ninguém faz favores por favor”, mas para piorar neste caso nem era um favor, éramos pagas supostamente para trabalhar.

Enfim…mas isto para refletirmos um pouco sobre o facto de termos de aprender a dar sem esperar nada em troca. Porque se toda a gente pensar assim como aquela colega o que será feito de nós?! Vamos tornar-nos APENAS pessoas interesseiras a todos os níveis?!

O ato de dar, apenas para que isso nos faça sentir bem e em paz comnosco é a melhor sensação que pode existir! Isso começa com o nosso próprio eu, com coisas simples. Darmo-nos a oportunidade de estarmos em silêncio, de nos ouvirmos, de nos oferecemos algo, de nos arranjarmos sem esperar uma aprovação de alguém mas simplesmente arranjarmo-nos para nós mesmas. Para nos sentirmos bem.

Podemos exercitar isso doando algo a alguém que precisa. (Sim porque como seres inacabados podemos desenvolver tudo em nos, basta querer e treinar)

Podemos também fazê-lo dando algum do nosso tempo a ouvir um parente com mais idade ou que precise de falar. Apenas ouvir…isso pode fazer alguém encontrar alguma paz.

Podemos ajudar um amigo/a sem esperar que ele/ela nos ajude quando precisarmos, porque secalhar ele/a não vai poder no momento em que precisarmos e não será por isso que deixará de ser uma boa pessoa.

Quando damos sem esperar nada em troca, tudo volta para nós em dobro. Porque estamos a dar de forma limpa, sem história e sem complô por detrás da nossa atitude. É tão gratificante ver alguém bem com algo que fizemos, que às vezes não custou absolutamente nada.

Já doaram algo? Deram-no em mãos? Viram o brilho nos olhos da pessoa? Já o fiz e aí tive o clique que precisava, foi a melhor sensação que já experimentei!

“Fazer o bem, sem olhar a quem”

Convido-vos a fazer o mesmo! E depois contem me aqui como foi, o que sentiram?

Um SORRISO não custa nada, e produz MUITO! Aquele que não consegue dar um sorriso é aquele que mais precisa de um!

One thought on “📮Reflexão da semana #6| “Hoje em Dia ninguém faz um favor “por favor”!”

  1. Concordo ☝️ eu faço pke sinto-me bem a fazer não faço a pensar no que vão pensar e mto menos dizer assim levo a mha vida fazer tudo o que me faz feliz 😀

Deixar uma resposta